Conheça mais

sobre a Campanha

Sobre o Abril Branco

Sabemos que o câncer não escolhe idade, gênero, cor da pele, religião ou condição social. Atualmente, existem campanhas de conscientização para tipos específicos de neoplasias. Porém, existem tipos de câncer que são menos frequentes, não chegando a formar grupos de apoio ou ter visibilidade. Com isso, os pacientes sentem-se isolados e sozinhos.

Desde 2017 o Projeto Camaleão promove a campanha Abril Branco: o câncer em todas as cores, cujo objetivo é informar, empoderar e unir as pessoas diagnosticadas com a doença, seus familiares, Associações, ONGs, iniciativas de apoio e a população em geral contra o câncer.

Queremos dar voz a todos: independentemente do tipo, o câncer é nosso inimigo em comum, e juntos somos mais fortes!

Por que “Abril” e “Branco”?

Em comemoração ao dia 8 de abril – Dia Mundial de Combate ao Câncer, queremos trazer à tona o debate sobre a doença o ano todo – afinal, segundo o INCa, tivemos uma média de 49 mil novos casos de câncer por mês, só no Brasil, durante 2018.

A cor branca foi escolhida também por representar a soma de todas as outras cores – o câncer em todas as cores. O Abril Branco quer unir todas as pessoas diagnosticadas com câncer, independentemente do tipo de neoplasia, gênero ou idade.

Sobre o Projeto Camaleão

O Projeto Camaleão: Autoestima contra o câncer tem como objetivo reforçar a autoestima e promover a reinserção social de pessoas diagnosticadas com a doença. 

O nome do Projeto ilustra a ideia principal: adaptação. O camaleão, que muda de cor para continuar vivendo, é a metáfora perfeita para as mensagens que queremos passar: nós não escolhemos vivenciar o câncer, mas podemos escolher como iremos conviver com a doença e o tratamento.

A Casa Camaleão foi inaugurada em março de 2018, trazendo consigo a proposta de ser um ambiente de acolhimento e encontro para pacientes e familiares. Com atividades diversificadas, como grupos terapêuticos, yoga, reiki, banco de lenços, perucas e acessórios, brechó, cursos e oficinas sobre diversos assuntos, a Casa Camaleão promove a reinserção social através do reforço da autoestima – e o reforço da autoestima através da reinserção social. Além disso o Projeto conta com diversos programas de atendimento, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida global do paciente.

Todas as atividades são gratuitas para pacientes em tratamento ou que tenham sido diagnosticados há até 5 anos – independentemente de condição social, idade ou tipo de câncer. Os cursos e oficinas são abertos ao público – gerando assim, renda para a Casa e a reinserção social dos pacientes. 

Sendo uma Associação, o Projeto Camaleão não tem fins lucrativos – por isso, sua manutenção vem das doações feitas por pessoas físicas e empresas. Ajude e seja também um Amigo do Camaleão: faça sua doação em nosso site www.projetocamaleao.com.

Entre em contato

Não encontrou o que procurava?

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão ou correção para fazer?

Fale conosco!

Deixe sua mensagem abaixo que nossa equipe entrará em contato assim que possível!

E- mail

Conheça a Casa Camaleão

Cristina Gross

Cristina Gross Câncer de mama – Sapiranga – RS Fui diagnosticada em 13 de março de 2018. Um auto exame me salvou. Foi muito difícil. Mas nada dura para sempre.
Ler mais

Lúcia Azambuja Saraiva Vieira

Lúcia Azambuja Saraiva Vieira Câncer de mama – Bagé – RS Recebi o diagnóstico no final de 2017, um “belo” presente de Natal daquele ano. Os primeiros dias foram bem
Ler mais

Diane Zottis

Diane Zottis Câncer de mama – São Jorge – RS Fiz exames de rotina anualmente, e ao descobrir que havia um nódulo com suspeita de câncer fui fazer biópsia. Foi
Ler mais