Sobre a Campanha

Sobre o Abril Branco

Sabemos que o câncer não escolhe idade, gênero, cor da pele ou condição social. Atualmente, existem campanhas de conscientização para tipos específicos de neoplasias. Porém, existem tipos de câncer que são menos frequentes, não chegando a formar grupos de apoio ou ter visibilidade. Com isso, os pacientes diagnosticados com essas doenças podem sentir-se isolados e sozinhos.

Desde 2017 o Projeto Camaleão promove a campanha Abril Branco: o câncer em todas as cores, cujo objetivo é informar, empoderar e unir as pessoas diagnosticadas com a doença, seus familiares, Associações, ONGs, iniciativas de apoio e a população em geral contra o câncer.

Queremos dar voz a todos: independentemente do tipo, o câncer é nosso inimigo em comum –  e juntos somos mais fortes!

Por que “Abril” e “Branco”?

Em comemoração ao dia 8 de abril – Dia Mundial de Combate ao Câncer, queremos trazer à tona o debate sobre a doença o ano todo – afinal, segundo o INCA, teremos uma estimativa de 625 mil novos casos de câncer para o triênio 2020-2022.

A cor branca foi escolhida também por representar a soma de todas as outras cores – o câncer em todas as cores. O Abril Branco quer unir todas as pessoas diagnosticadas com câncer, independentemente do tipo de neoplasia, gênero ou idade.

Sobre o Projeto Camaleão

O Projeto Camaleão: Autoestima contra o câncer é uma organização da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos de apoio à pessoa com câncer. Nossa missão é promover o acolhimento, a assistência e a reinserção social da pessoa com câncer, por meio do reforço de sua autoestima e autonomia. 

O nome da OSC ilustra a ideia principal: adaptação. O camaleão, que muda de cor para continuar vivendo, é a metáfora perfeita para as mensagens que queremos passar: nós não escolhemos vivenciar o câncer, mas podemos escolher como iremos conviver com a doença e o tratamento.

Oferecemos apoio multidisciplinar gratuito para pacientes e seus cuidadores. Dentre as atividades ofertadas, estão grupos terapêuticos, aulas de yoga e meditação, sessões de Reiki, fisioterapia e fonoaudiologia, aulas de tricô e crochê e muito mais!

Todas as atividades são gratuitas para pacientes com qualquer tipo de câncer e seus cuidadores, independentemente de condição socioeconômica – e não há prazo para participação. 

Desde março de 2020, nossos atendimentos são virtuais – ou seja, você pode participar de onde estiver, sem precisar sair de casa! Para participar, basta enviar uma mensagem de whatsapp para o número 51 9968 47450! 

Sendo uma Associação, o Projeto Camaleão não tem fins lucrativos – por isso, sua manutenção vem das doações feitas por pessoas físicas e empresas. Ajude e seja também um Amigo do Camaleão: faça sua doação em nosso site www.projetocamaleao.com.

Entre em contato

Não encontrou o que procurava?

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão ou correção para fazer?

Fale conosco!

Deixe sua mensagem que nossa equipe entrará em contato assim que possível!

Siga as redes do Projeto Camaleão

Realização:

Organização:

Patrocínio Prata:

Patrocínio Bronze: